Ricky Seabra

criatividade, ideias, curadoria, estratégias.


+55 21 8204-5382 / yo@rickyseabra.com / Skype: rickyseabra



Educaćčo: Bacharelado em Comunicaćčo visual pela Parsons School of Design 1987 e Mestrado em Pesquisa de Design pela Design Academy Eindhoven 2002.

 

Línguas: Fluente em inglźs e portuguźs e comunica em espanhol, holandźs e francźs.

 

Experiźncia Urbana: Possui uma bagagem cultural eclética tendo morado 12 anos em Washington DC, 13 anos em Brasília, 7 em Nova York, 8 em Amsterdam e 7 no Rio de Janeiro.

 

Dupla Nacionalidade: É brasileiro e americano morando atualmente entre Rio e Brasília.

 

floral

 

2010 – Escrevi artigo para o livro Art and Activism in the Age of Globalization para a Universidade de Maastricht; um artigo relatando as minhas experiźncias de arte e ativismo de 1993 ao presente e se a combinaćčo das duas formas é possível. Data de publicaćčo é para setembro de 2010.

 

2009 -  Convidado pela SICA (Fundaćčo Holandesa de Atividades Culturais Internacionais) para escrever um relatório de 30 páginas para o ministério de relaćões exteriores holandźs e o ministério da cultura holandźs com título “Mapeando o Teatro no Brasil”. Fui um de 15 especialistas brasileiros convidados a mapearem as várias áreas de expressčo cultural no Brasil para futuros intercČmbios culturais entre os 2 países. O relatório Quando a comitiva holandesa se encontra no Brasil sou convidado a consultar com eles.

 

2010 – Convidado pelo Consulado Holandźs para fazer uma apresentaćčo sobre o teatro no Brasil para o comitź organizador do Festival Brazil em Amsterdam 2011 patrocinado pelo Teatro Municipal de Amsterdam (Beurschouwburg Amsterdam).

 

2010 - Convidado pelo Consulado Belga para fazer uma apresentaćčo sobre o teatro no Brasil para o comitź organizador do Festival Europalia em Bruxelas 2011.

 

2010 – Festival Danća em Foco: Convidado para ser jurado para selecionar 5 artistas para receberem prźmios em dinheiro para produzir obras de vídeo-danća. Avaliei 100 inscrićões, com orćamentos de produćčo, CVs e roteiros. Os outro dois jurados foram Marcus Moraes e Felipe Ribeiro.

 

2008 – Mentor na Faculdade DasArts de Estudos Avanćados em Artes Cźnicas, Amsterdam. O diretor belga Dirk Verstockt e eu fomos convidados para criarmos juntos um workshop de 10 semanas para 9 alunos com um orćamento de 50.000 Euros. Chamamos o workshop de “Alugando a Sombra de uma Árvore” em que davamos palestras e tarefas de produćčo de obras performáticas. O workshop era sobre os 17 problemas mundiais mais urgentes como descritos no livro de The Meaning of the 21st Century de James Martin.

 

2010 - Mentor do coLABóratorio do Festival Panorama: Fui mentor para 10 artistas em Teresina, Piauí por 3 semanas e 10 artistas no Rio de Janeiro. O Workshop foi baseado num workshop que dou chamdo “RelevČncia, imaginaćčo e evitando cliché na criaćčo de performance, danća e teatro”.

 

2009 – O Festival Internacional de Performance de BH convidou 3 artistas para representarem e darem workshops sobre imagem, som e texto. Fui escolhido para imagem. Os outros dois artistas eram Luca Forcucci e Lúcio Agra.

 

2009 – Um Design de Conciźncia Pós Olímpica: Workshop para alunos de arquitetura e design na Universidade de Veiga de Almeida. Discutimos o papel do designer nos Jogos Olímpicos do Rio e as implicaćões éticas em “dar visual” para projetos paliativos, cosméticos e temporários. Os alunos criam solućões duradouros que irčo além dos Jogos de 2016.

 

2010 – 2011 - Cidade do Crato: O Curioso Art Decô do Cariri. Entrando em editais para pesquisa e escrita de um livro sobre a arquitetura tčo peculiar e bem preservada da cidade do Crato no Cariri. O livro contará a origem do estilo arquitźtonico, o porque de sua preservaćčo e recomendará como ampliar a estética cratense para prédios descaraterizados e áreas novas da cidade; um livro rico em fotos, desenhos e renderizaćões em AutoCad.

 

2010 – 2011 – Mestre-Sala Porta-Bandeira: a Danća Clássica do Brasil. Entrando em editais em para pesquisa e escrita de um livro que define esta danća como a danća clássica brasileira.

 

2000 – O Potencial Poético do Espaćo – Ensaio que escrevi para série de livros do Seven Hills Millennium Exhibition Museu Gropius em Berlim para a virada do milénio. Volume 3 Cosmos - Suns, Moons, Galaxies: Passage to the Unknown

 

2000 – Estudo de Utilizaćčo Cultural da Estaćčo Espacial Internacional em colaboraćčo com a Daimler-Chrysler Aerospace, Bremen, Alemanha.

 

2002 - Ceci N’est Pas Mon Soleil – Exposićčo comissionada pela Agźncia Espacial Europeia para criar obras de arte com fotos do sol dos satélites SOHO, ULYSSES e CLUSTER. Salle Gaveau, Paris.

 

2003 – Palestrante no Simpósio Arte na Ciźncia, Fiocruz, Rio de Janeiro. Falei da história da Arte no Espaćo.

 

2004 – Palestrante no evento Proeflokaal 7 em Rotterdam. 18 artistas foram convidados para falar do massacre de Srebenica no Teatro Municipal de Rotterdam.

 

1999 - Co-fundador da Cia. Arquitetura do Movimento com Andrea Jabor A companhia completou 10 anos em 2010 e conta com 6 bailarinas. Já foi contemplada pela Funarte Petrobras de Danća Klauss Vianna (2007) e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2010 a companhia completa uma trilogia sobre o Samba. A exploraćčo atual é da movimentaćčo do Mestre Sala e Porta Bandeira.

 

  Nos anos 90 trabalhei na Miramax Films NYC onde fiz parte da equipe de criaćčo que desenhou cartazes para filmes como Pulp Fiction, O Piano e A Casa dos Espíritos. Outros estúdios de design incluem Indika Design NYC e Propeg Propaganda e Marketing Brasília. Também dirigi os segmentos de vídeo junto com Ricardo Nauemberg para uma peća de Hamilton Vaz Pereira. Entre 1989 e 1992 era conhecido com o Artista dos Aviões e tem uma obra na colećčo do Museu Nacional de Brasília.

 

 

floral

 

 

Autor e performer de obras para teatro de minha própria autoria:

 

1999 - De Areia e Mar, Espetáculo com Andrea Jabor apresentado em várias cidades da Venezuela e Brasil.

2002 – 2006 Fui artista residente do Kunstencentrum nOna em Mechelen na Bélgica, onde criei os espetáculos Aviões & Arranha-Céus, Isadora.Orb, A Metáfora Final e Império, Love to Love, Baby entre outros. Ganhei turnź pela Holanda de Artistas Novos e apresentei em teatros como a Culturgest em Lisboa, De Singel em Antuérpia e o National Review of Live Arts na Escócia entre muitos outros.

2006 – presente. Rodei os principais festivais do Brasil, ganhei vários editais como da Caixa Econômica e Funarte Petrobras. Apresentaćões incluem 10 estados e 7 países. Obras foram apresentadas em lugares como Les Halles de Scharbeek em Bruxelas, Menagerie de Verre em Paris,  Kaai Theater em Bruxelas e TeatroStageFest em Nova Iorque. Em outubro vou estrear o meu novo espetáculo Koyaanisqatsi, A Performance que será co-produzido pelo Kaai Theater em Bruxelas. Ver site: www.rickyseabra.com

 

Sobre os meus espetáculos o críticos já escreveram:

 

O espetáculo de objetos e projećões Aviões e Arranha-céus manipulado brilhantemente pelo americano-brasileiro Ricky Seabra elabora um cenário sofisticado diante de nossos olhos graćas a um dispositivo de vídeo. Ele manipula imagens recortadas de revistas, faz planar aviões miniaturas, e mostra filmes de arquivo. O resultado é projetado sobre um telčo. Nčo perdemos nada desta epopéia definitiva como a perda de inocźncia e fé no futuro. Derrota do humano, derrota da invenćčo arquitetônica, depois de Ricky Seabra nčo podemos mais olhar aviões e arranha-céus da mesma maneira." 

- Rosita Boisseau - LE MONDE, Paris

 

Isadora.orb mezcla de manera sabia la danza con los audiovisuales. Fino humor, gran precisión y buen uso de los medios técnicos y del movimiento en vivo.

- Carlos Gil Zamora, Revista Artez, Bilbao

 

Sobre Império: Seabra coleciona imagens de TV, filmes e Internet que cabem no tema. Um pouco como o Michael Moore. Mas o Seabra nčo sente a necessidade de convencer a sua platéia. Moore constrói os seus argumentos com um martelo - que tem o seu valor. Mas o Seabra o faz com uma piscadinha.

- Marc Cloostermans, De Standaard, Bruxelas

 

 

floral

 

   

Atualizado 19 de julho, 2010

Para mais informaćões ver www.rickyseabra.com

 

 

 

+55 21 8204-5382 / yo@rickyseabra.com / Skype: rickyseabra

 

 

 

 

 

 

 

.