Grão Metrô Rio
envie seus comentários

testing

O projeto Grão Metrô Rio é uma expansão radical do atual metrô do Rio. O desenho acima mostra apenas o que pode ser feito na Zona Sul e Centro... o projeto abrange todo o município incluindo Jacarepaguá e Barra e o atual sistema ferroviário, Jacarepaguá e Barra.

O Grão Metrô Rio envolve construir 3 novas linhas de metrô em 6 anos: (seria bom se isso tudo estivesse pronto para as Olimpíadas...)

A primeira linha seria a CIRCULAR CENTRO que ligaria o Aeroporto Santos Dumont, Paço Imperial, Praça Mauá, todo o Porto Maravilha, Rodoviária Novo Rio, Feira de São Cristóvão, Maracanã, Rua Haddock Lobo, Praça da Apoteose, Praça Cruz Vermelha, Arcos da Lapa, MAM e de volta ao Aeroporto Santos Dumont.

A segunda linha seria a CIRCULAR SUL que ligaria Siqueira Campos, Princesa Isabel, Rio Sul, Botafogo, Humaitá, Parque Lage, Jardim Botânico, Joquei, Leblon, Ipanema, e de volta a Siqueira Campos (((bruxelas)))

A terceira linha, a EXPRESSO NORTE-SUL ligaria as duas linhas circulares. Sairia da estação Siqueira Campos passaria por baixo do Túnel Velho até uma estação na Real Grandeza em Botafogo. Continuaria de baixo do Morro da Dona Marta até uma estação no Bondinho do Cristo no Cosme Velho. Seguiria em sentido Noroeste paralelo ao Túnel Rebouças e ligaria as atuais Linhas Vermelha e Verde nas estações São Francisco Xavier e Maracanã. Ou seja, Maracanã-Copacabana em 5 minutos. Encurtaria em 40 minutos a viagem entre Zona Norte e Zona Sul.

Com a exceção da Linha Expressa Norte-Sul tudo seria construído no método “trincheira” sob ruas existentes. Cada linha teria duas faixas de trilhos (uma ida e uma volta) para trens LOCAIS (parando em cada ponto). Duas faixas no subsolo seriam para trens EXPRESSO que fariam por exemplo Aeroporto Santos Dumont-Rodoviária Novo Rio pulando 4 estações, ou Real Grandeza-Joquei pulando 6 estações. As estações EXPRESSAS estão indicados com bolas azuis no mapa acima.

Mesmo se este projeto de 46 estações fosse implementado, o metrô do Rio ainda teria 25 estações MENOS que o metrô de Santiago do Chile que tem 2 milhões de pessoas a menos que o Rio! Nós temos apenas 33 estações enquanto cidades como Barcelona tem 153 estações, a Cidade do México tem 163, e Nova Iorque que tem 468 estações. A verdade é que não temos metrô. O Grão Metrô Rio traria velocidade para a vida do Carioca e só aí é que começaríamos a sentir o que é ter um metrô de verdade.

Ricky Seabra, 11 de dezembro, 2009 - Rio de Janeiro

Porto Maravilha

É um tanto quanto estranho o Projeto Maravilha não incluir nenhuma linha de metrô. O Projeto Porto Maravilha é estranhamente voltado para carros. É espantoso para mim como metrô simplesmente não entra no imaginário do urbanista carioca. E no entanto o Rio ganha 25,000 carros por mês, 300,000 por ano. A única maneira de competir com esse crescimento é com metrô.

Esta linha paralela a linha da Presidente Vargas poderia depois se conectar com o Aeroporto Santos Dumont do lado leste da Praça Mauá e o Aeroporto Tom Jobim Galeão desde a rodoviária Novo Rio. E assim vai se criando o Linha Circular Centro. A Estacão Leopoldina poderia também ser incorporado ao Grão Metrô Rio para escoar ainda mais gente do Centro para a Zona Norte.

 

\.

Particularidades do Grão Metrô Rio:

Estações Jóquei, Jardim Botânico, Parque Lage
e Quinta da Boa Vista-Zoológico:


A arquitetura das Estações Jardim Botânico, Parque Lage, Quinta da Boa Vista-Zoológico e Jóquei
serão no estilo Imperial como as estações de Moscou.

Transição Copa-Ipanema:

A transição da Linha Amarela da Nossa Senhora de Copacabana até a Raul Pompéia
dar-se-á debaixo da Praça Sarah Kubitschek e a Pedra do Cantagalo.
A Estação Francisco Sá, indicado em verde, ficaria embaixo da Praça Peter Pan.

=-0=-0=-0=-0=-0=-0

Aqui abaixo um esboço de como o Grão Metrô Rio pode se expandir para a Barra, Jacarepaguá e Zona Norte.

 

back to Ricky Seabra Projects


envie seus comentários


© 2000 Ricky Seabra